« Home | Arte Incomum | Harém » | O martelo e a bigorna » | Babel | Esses rudes símbolos trêmulos » | Palimpnóia » | Bem vindos ao ::miolo-de-pote:: » | Adalberto e sua coluna, 'Babel' » | Coluna "Arte Incomum", por Helena de Tróia » | O Miolo-de-pote »

Arte Incomum


"Se foi pra desfazer, porque é que fez"...


O que levaria um Governo, nariz empinado, ter a ousadia de convocar a inteligência nacional para definir um modelo de TV Digital (SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital) que atendesse aos interesses sociais e econômicos do país para depois jogar todo este esforço pelo ralo sem mais (nem menos). Não fosse o levante de vários setores da sociedade, Lula já teria anunciado há muito tempo à escolha integral de padrões internacionais para a TV Digital brasileira em detrimento de um modelo híbrido, o único, que contemplaria os interesses da nação.
A vantagem econômica do modelo brasileiro vai desde a independência de um padrão e seus royalties associados à possibilidade de um modelo exportável de TV Digital interativa capaz de interessar grandes mercados emergentes, com condição geográfico-social semelhante ao do Brasil. O tecnológico estaria na valorização da competência nacional, dando-lhe chance de se consolidar, por exemplo, no campo do software (midlleware e aplicativos) e o cultural no estímulo à produção de conteúdo pela criação de um mercado próprio.
O SBTVD, ao contrário do SIVAM (decidido à revelia da inteligência nacional), é um sucesso de planejamento e implementação que seduziu a academia de norte a sul do País (foram envolvidos mais de 1.500 pesquisadores e 80 instituições de P&D que elaboraram uma solução para o padrão TV Digital brasileira).
O advento da TV digital é o que se chama de uma janela de oportunidade. Na lógica da sociedade do conhecimento, tão ou mais importante que o produto é a competência tecnológica que se adquire ao desenvolvê-lo. Podemos aqui repetir histórias de sucesso ou repetir erros crassos do passado, como quando sob altas pressões, baixos golpes e pesados lobbies internacionais adquirimos o SIVAM que nossos técnicos e cientistas poderiam ter desenvolvido. Que pressões e lobbies, todavia mais surdos, agora nos acometem?
Resta saber quais interesses impediram o Governo de promover um amplo debate na sociedade, em assunto que diz tão de perto à vida de tantos? Que pressa o açoda, quando nenhum fato novo nos pressiona?...Para não terminar sem uma bravata presidencial, além de criticar governos anteriores, Lula decidiu e assinou contrato padrão japonês e, ressaltou vantagem que a TV digital poderá trazer aos usuários. "Não está longe o dia em que as famílias poderão marcar uma consulta médica pelo SUS pela TV". É, não custa esperar e acessar da poltrona nossos “bons” serviços públicos básicos, embora a estimativa é que a implementação da TV digital no Brasil demore dez anos.

Imagem: tvsnob

Pagamos caro por um aparelho de Tv hoje devido aos juros de importação.Pagamos caríssimo para ter acesso a telefonia devido aos impostos e lucros privados. Acesso a computadores e internet no Brasil é mínimo, aproximadamente a 14% da população. Vamos agora padrão TOP digital. Ah, tá!

O que se poderia esperar do ex-globo ministro das comunicações que vive mais em Barbacena do que em Brasília ??

O discurso é fazer uma TV que tenha serviços de inclusão digital mas os métodos são autoritários. Entenda.

A opção levou em conta a interação entre sinais de tv e telefonia móvel e com certeza teve influência de Lulinha - meu garotooooô da Gamecorpore e seus joguinhos. Abs. Jarbas do Aparte.

Depois de falar, em japonês, "me desculpe pelos 4 a 1 na Copa", Hélio Costa, rebateu críticas e elogiou a atuação do governo , é claro.E no discurso, o ministro Takenaka respondeu a Costa. "No futebol, perdemos. Na TV digital, vamos manter a relação vencer-vencer".

Já venceu japa, já venceu...!!!

Tróia

Lula é incansável! Já nos deu um astronauta preguiçoso; meteu o dedo na Copa e caiu do telão;e agora tv digital no bolsa família. Aguardemos a próxima...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

E os 1.500 pesquisadores e 80 instituições em nenhum momento perceberam a enrolação do Hélio Costa? Não sabem que o consultor para assuntos empresariais em comunicações é o filho de Lula??

O governo comemora "peru de véspera". As mudanças que propagavam de acesso popular com a internete pelos tecnocratas, foram trocadas por alto custo de equipamentos e por negócios que visam a mera reprodução do $$$ e não o acesso gratuito à rede e aos serviços de hospedagem.

hi,hi,hi...

Começou a guerra. As operadoras de telefonia lançam projeto de tevê via Internet para concorrer com emissoras na futura televisão digital.

É a livre circulação de idéias no controle das empresas.

TV Digital: não chuta que é gol contra, presidente! :-)

Tróia

Decidir sobre qualidade de vida sem consultar a sociedade é um risco para qualquer governante.

Não entendi ainda o que vai dar iso.

Mais uma enganação antes das eleições do governo de Lula!!! Três meses antes das eleições e o que só veremos em 10 anos! fala sério!!!

e os japas se comprometem só vagamente a vir a produzir no país...

Vamos mudar este pais, so depende de cada um de nos. Abs. Jarbas do Aparte, em transito.

È fora de medida pela pressa eleitoral. Mas o Brasil foi eliminado o que significa que pelo menos seremos poupados de ver a triste figura (presidencial) no camarote vip da Copa.

Eu quero é novidade! Tudo que o PRESIMENTE bota mão dá nisso.

E aí amiga.
Vamos que vamos, aos tropeços da modernização.:))

Helena de Tróia
Foi muito bom lembrar esse assunto. Quanto mais melhor.

Não dá pra confiar. Tem jogo de interesse por trás .

Helena,
Este país só vai mudar com a sua contribuição.
Toda mudança, traz em si a esperança ! Muda Brasil !!!
Se interessar a vc link meu blog, que eu linko o seu. Abs.
Jarbas do Aparte em http://parlamentando.blogspot.com

"marcar uma consulta médica pelo SUS pela TV". Essa foi demais!!

Um desafio. Como compatibilizar o desejo das grandes emissoras com a necessidade de baixo custo para a maioria da população?. Vou pagar para ver.

Lula vai amargar muitas críticas ...

Para quem pensou em somar votos com o impacto da iniciativa, foi ofuscado pelo fracasso da seleção na Copa.

Preciso ler muito sobre o assunto.

TV digital no Brasil não passará de imagem e som melhorados. Um bombril na antena:)))

eheheheh
Dá-lhe Tróia! O povão não faz a menor idéia do que é padrão digital, etc... Só um lunático como o Presidente pensar que isso garante votos no bolsa família.

Um projeto tão a longo prazo e com tão poucos beneficios concretos para quem realmente precisa!
Bom texto, moça.
Beijocas

Helena...

... A Santa entra em recesso ...
Fisio do que...? Se tá bem né? Só uma coisa... traz um pote de humor do "Santa" pra cá também.

Abraço do colega!

Cara Helena,

Quando eu era jovem achava que em 2006 todos nós estariamos assim meio "blade runner", hoje vejo que a humanidade caminha para trás e a tecnologia ao contrário do que pregam não é para todos muito menos para os usários do serviço público Brasileiro.

Bjs

Você colocou muito bem sua opinião. Concordo com tudo, e quero fazer um breve comentário. Moro no Japão, e por aqui nem todos os lares têm computador e muito menos TV digital, pq para os padrões japoneses ainda é muito caro manter e adquirir um aparelho, imagina para o povo brasileiro.Enquanto aqui a internet já chega aos lares por linha óptica com velocidade de 1Gbps, o governa ainda espera até 2011 digitalizar todas as residências. No Rio de Janeiro, têm lugares que não podem colocar internet pq não têm rede estruturada para isso. Acho que nosso Ministro viajou na maionese, ou pensa estar vivendo em outro país.Talvez foi por isso que o planejamento é para daqui 10 anos..

O que mais irrita é o fato do governo substimar a inteligência do povo.

Postar um comentário