24 junho, 2006

Arte Incomum | Harém

Helena de Tróia

Harém é para os de cultura árabe a parte da casa proibida a homens de fora. Em outras culturas, porém, o termo significa o conjunto das mulheres de um matrimônio poligâmico. Já para os ocidentais a idéia de harém está diretamente ligada ao desejo, à sensualidade e a temas relacionados à diversidade sexual - intimidades, prazeres e orgias concebidas nos haréns, tais como: Virgindade, Fantasia, Dança do Ventre, Erotismo, Sedução, Kama Sutra, Ninfomania, Sodomia, Fornicação, Falicismo, Castração, Pornografia, Motel, Sex Shop, Prostíbulo, Prostituição, Striptease, Afrodisíaco, Pompoarismo, Perversão, entre outros.
No imaginário popular o harém persiste na fantasia sexual em homens de diferentes idades e classe social - onde é comum ouvir “meu sonho é ter um harém de mulheres lindas”.
Como tudo tem lá sua origem, uma exposição sobre o tema harém foi apresentada pelo
Museu de Krems, na Áustria, com 80 telas realizadas no século 19 por pintores ditos "orientalistas". A imagem fantasiada e irrealista dos haréns pelos ocidentais da época se equivale à imagem da mulher “produto”, veiculada pela mídia contemporânea - imprensa, cinema, televisão, revistas (e, dito de passagem, a Internet).
Para Andrea Winkelbaum, curadora da exposição, a exemplo do que fazem a mídia e os sites de pornografia na atualidade essas pinturas mostram mulheres como objetos, escravas lascivas, oferecidas, cuja única função era o serviço sexual e o prazer do macho.
São as manifestações, em tempos diferentes, do eterno sonho masculino de poder e dominação.

Imagem: horvallis

23 junho, 2006

O martelo e a bigorna

Brasil, mas que bandeira é essa?
Rivamar Guedes

Embora tenha tido sua importância minimizada depois da dissolução do bloco comunista, a tese de Karl Marx que afirma ser o Estado apenas o escritório da burguesia continua mais presente do que nunca; Estado que busca reproduzir sua maneira de pensar através de mecanismos ideológicos institucionalizados, valendo-se de símbolos que dão a impressão de unidade política e social. Um desses símbolos é a bandeira nacional – no Brasil, a cada quatro anos retirada do guarda-roupa pelos patrícios, cheirando a uma mistura de mofo e naftalina, sonhos e esperanças.
Em ano de copa do mundo o povo brasileiro faz aflorar um chauvinismo grosseiro, com data para começar e para terminar. O orgulho nacional é estandardizado por uma bandeira cuja referência vincula-se diretamente a uma elite política e econômica, camuflada pela utópica idéia positivista de ordem e progresso. O país que se veste de verde e amarelo não sabe que, na bandeira, essas cores fazem referência à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador
D. Pedro I, e à casa imperial dos Habsburgos, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina, à mesma època em que a moda social, cultural e politica no país era uma espécie de positivismo à brasileira.
Por exemplo, em nossa bandeira a estampa positivista da ordem na realidade mostrou-se incapaz de contemplar no novo sistema social a figura do negro, personagem que um ano antes da proclamação da República foi finalmente libertado da condição de mercadoria, mas que em nossa sociedade nunca deixou de ser tido como coisa. E que bandeira é essa cuja idéia de progresso nunca deixou de ser um porvir, num país em que as práticas políticas continuam fossilizadas por uma herança cultural patrimonialista?
Tenho dito que nada melhor do que ser brasileiro em época de copa do mundo. A cada quatro anos o povo brasileiro se transforma em verde e amarelo, como um camaleão que busca se confundir na paisagem. Assim é o povo brasileiro, esperançoso e orientado segundo normas e significados culturais compartilhados.
Que essa bandeira estampada em nosso peito seja digna de uma leitura que vá além de uma simples admiração por nosso futebol, que ela finalmente represente a idéia de um país mais real e menos idílico. Um país que renuncie a condição de um sonho intenso, uma promessa de felicidade que ainda não se concretizou, um país que busque se emancipar de utopismos.
Que o Brasil deixe de ser para o brasileiro a realidade rançosa, uma hemorragia que nos fatiga e nos comprime ao mundo do ostracismo.
Imagens: Web

16 junho, 2006

Bem vindos ao ::miolo-de-pote::

Demorou, mas eis o blog®

Pois é, neste fim de semana estamos apresentando o ::miolo-de-pote:: à comunidade virtual, a você, que agora nos lê. Acreditamos que, se veio nos visitar é porque, com certeza, é uma pessoa de cérebro, plena de capacidade intelectual, tem bom gosto, aprecia as boas idéias e, por isso, está com a gente! Que bom!
Desde já esperamos contar sempre com você.

ABAIXO um pouco mais sobre o blog:

::o que é o miolo::
O ::miolo-de-pote:: é um blog sem fins lucrativos formado por um grupo de sete autores brasileiros que pretende dinamizar o universo blogueiro através de textos individuais e/ou coletivos de assuntos os mais variados, todos os dias da semana.

::a nossa proposta::
Divulgar textos interessantes de diversos tipos, gêneros e temas escritos por autores de vários estilos, áreas, faixa etária, profissões e regiões do Brasil. Pessoas inteligentes que, como você, tem o miolo funcionando.

::quem faz o miolo-de-pote::
Adalberto Santos (PARAÍBA), Beatriz Saldanha (CEARÁ), Euza Noronha (MINAS GERAIS), Helena de Tróia (RIO GRANDE DO SUL), Luciana Barbosa (PERNAMBUCO) Rivamar Guedes (PARAÍBA), Weberth Mota (SAO PAULO)

::você também tem miolo::
Estamos convidando você para participar conosco deste projeto. Em breve o blog contará também com outros colaboradores. Se você tem boas idéias e quer se tornar nosso parceiro, fique à vontade. Visite-nos, comente, mande seu texto, divulgue nosso blog e faça parte do Miolo você também.

::a estréia::
Segunda-feira, 19 de junho, o blog estreará com a coluna Ficção e Desatino. Beatriz Saldanha, do Ceará, estará mostrando o nosso primeiro miolo. Só para começar. Daí em diante, os miolos serão muitos. Até lá!

Abraços.
equipe ::miolo-de-pote::

contatos: noteco_teco@yahoo.com.br

15 junho, 2006

O Miolo-de-pote

Nome Completo:
Miolo-de-pote

Data de Nascimento:
15 de junho de 2006.

Nacionalidade:
Brasileira

Local de nascimento:
www.blogspot.com.br

Peso:
35 kb de puro HTML

Tamanho:
26 caracteres (miolo-de-pote.blogspot.com)

O que é o Miolo-de-pote?
O ::miolo-de-pote:: é um blog sem fins lucrativos formado por um grupo de sete autores brasileiros que pretende dinamizar o universo blogueiro através de textos individuais e/ou coletivos de assuntos os mais variados, todos os dias da semana.

A Proposta:
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Miolo de quem?
Adalberto Santos (PARAÍBA), Beatriz Saldanha (CEARÁ), Euza Noronha (MINAS GERAIS), Helena de Tróia (RIO GRANDE DO SUL), Luciana Barbosa (PERNAMBUCO) Rivamar Guedes (PARAÍBA), Weberth Mota (SÃO PAULO)

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